Panerai, a marca de relógio queridinha que reúne design, tecnologia e aventura
Não precisa ser um extenso conhecedor de alta relojoaria para reconhecer o nome Panerai. No artigo de hoje vamos abordar a história desta marca que faz “barulho” no universo relojoeiro. Continue para conhecer a marca de relógio queridinha que reúne design, tecnologia e aventura.
Remontar a história da marca não foi uma missão simples. As enchentes que acometeram Florença na década de 70 fizeram com que inúmeros arquivos e documentos se perdessem, mas isso não foi suficiente para que o legado dessa marca lendário e centenária acabassem.
A primeira unidade da Panerai foi aberta em 1860 em Ponte alle Grazie (que se mudaria mais tarde para o Palazzo Arcivescovile) em Florença. O responsável foi o empresário visionário Giovanni Panerai. Seus contatos com relojoeiros suíços o ajudou a fomentar não apenas uma marca de relógios, mas uma escola de extrema precisão, com as mais elevadas técnicas.
Durante um longo período a marca produzia relógios com peças importadas da Suíça, e, chegando em Florença realizavam a montagem e regulagem – tudo pelos próprios alunos formados da escola Panerai.
37 anos mais tarde, a marca foi encabeçada pelo filho do Sr. Panerai, Leon Francesco. Nesta época a marca já havia conquistado admiradores e apreço, servindo clientes notórios, como a família real italiana. Mas não foi a realeza que os ajudou a construir seu legado.
Em 1910, a produção da Panerai começou a se voltar para a Real Marinha Italiana, o que se intensificou com as Guerras Mundiais. O típico design italiano, o nível de precisão e as descobertas tecnológicas que a marca fazia garantiram a ascensão do nome Panerai nos anos 30. O sucesso das primeiras experiências com materiais luminescentes, que permitiram a legibilidade dos instrumentos em ambientes sem luz, rendeu à marca uma parceria com as equipes submarinas de elite da Marinha Italiana, fornecendo bússolas, lanternas e relógios durante o período fascista.
1936 começou a usar o nome Officine Panerai, (antes Guido Panerai & Figlio) e sob essa insígnia fez grandes feitos como o primeiro relógio à prova d’água militar para mergulho da marca italiana, que foi batizado de Radiomir. Até então, este know-how era uma exclusividade da Marinha italiana, e assim permaneceu até 1997, quando a marca foi comprada pelo grupo Richemont.
O modelo possuía uma caixa de 47mm, no clássico formato almofada que conhecemos hoje, movimento Rolex, coroa rosqueada, e um mostrador que combinava algarismos romanos e árabes com um triângulo posicionado às 12 horas.
Além do Radiomir, a marca lançou outros modelos lendários como o Panerai Mare Nostrum, Panerai Luminor, e outros que passaram a compor o mercado de luxo após a marca ter sido adquirida pelo conglomerado de luxo, Richemont