O que faz um relógio ganhar status de alta relojoaria – Empire Watches
Quando falamos de relógios suíços, existem determinados elementos que fazem uma peça ganhar status de alta relojoaria. Neste artigo vamos explorar os principais requisitos que uma marca deve ter para ser considerada de alta relojoaria. Afinal, não são apenas os múltiplos dígitos que definem se uma peça é considerada de alto luxo. Há muito mais por trás de cada uma delas.
Inicialmente, é importante saber que quem recebe o título de alta relojoaria não são os relógios, e sim as fabricantes, quando essas cumprem alguns requisitos.
O termo na realidade não começou como um sinônimo de luxo. Antes disso foi uma estratégia um tanto quanto “marketeira” diante da “crise do quartz”. Os mestres relojoeiros que produziam relógios mecânicos se viram diante de uma crise em meados dos anos 70, quando houve um “boom” dos relógios movidos a quartz, que ofereciam uma precisão razoável para o dia a dia, mas a preços bem mais em conta. Foi neste momento que alguns relojoeiros começaram a usar o termo como um modo de se diferenciar e ressaltar a qualidade dos seus produtos artesanais.
Mas para que isso não entrasse no “senso comum” e o termo se depreciasse, em 2005, um grupo de relojoeiros formou a FHH (Fondation de la Haute Horlogerie). Assim como na moda temos a “Haute Couture” a FHH publicou uma espécie de decreto com características específicas que uma marca deveria cumprir para ser considerada “alta relojoaria”
Em 2017, a própria Fundação nomeou 64 relojoeiros, o que contempla tradicionais marcas e também fabricantes mais recentes que cumpriam os detalhamentos do documento.
Dentre eles está o acabamento manual, como uma forma de preservar a cultura, a história e o legado dos mestres relojoeiros, uma quantidade determinada de produção interna, a fim de assegurar a experiência e know how da fabricante, movimentos complexos, e também o uso de recursos decorativos, como uma forma de diferenciar-se pelo design e pela exaltação da boa imagem.
Inovações criadas pelo relojoeiro da marca também configuram um aspecto de peso na hora de avaliar a fabricante e conceder-lhe o certificado de Haute Horology.
Janaina da Cunha, diretora da boutique Piaget no Brasil, ao ser questionada sobre o tópico, sublinha os aspectos da alta relojoaria no Brasil: “Legado, legitimidade histórica, produção limitada, inovação, domínio de todas as etapas de produção – que vão desde o desenho até a confecção dos componentes e mecanismos próprios –, e produção quase artesanal com um aspecto artístico. Essas são as principais características de um produto da alta relojoaria”.
Apesar do setor da Alta Relojoaria no Brasil ser relativamente novo, o mercado tem se destacado como um grande preservador da cultura relojoeira e da Haute Horology. Na Empire Watches você encontra peças originais e certificadas das principais marcas de alta relojoaria do Brasil e do Mundo.