O que está por trás da marca Vacheron & Constantin
Vacheron & Constantin é A marca de relógios mais antiga do mundo. O nome mais tradicional entre as marcas da Tríplice Coroa. O blog da Royale de hoje se dedicará a contar a história de Vacheron Constantin. O que dizer de uma marca que atravessou duas guerras mundiais, crises globais e pandemias, sem fechar as suas portas?
Desde 1755, a marca criou relógios excepcionais para serem usados por reis e rainhas em todo o mundo.
O seu legado se sustenta em três pilares: Técnica, Estética e Acabamentos. Todos respeitando rigorosos requisitos como verdadeiras obras de arte e uma devoção aos seus mais de 265 anos de tradição ininterrupta.
Com apenas 24 anos, Jean-Marc Vacheron, o primeiro fundador, abriu a sua oficina de relojoaria num espaço em Saint Gervais, Genebra.
Sua paixão pelo universo relojoeiro foi herdada pelo filho, Abraham Vacheron, que tocou o negócio por 30 anos e, posteriormente, o deixou para o neto do fundador, Jacques-Barthélémy, que anos mais tarde (já no início dos anos 1800) encabeçou um projeto de expansão mundial da empresa que rapidamente ganhou uma popularidade sem precedentes em toda a Europa.
Em uma das viagens de Jacques-Barthélémy, o jovem relojoeiro conheceu François Constantin, um experiente viajante que foi uma pedra angular para o crescimento mundial da manufatura. Logo, a fábrica uniu os nomes dos dois personagens que mudaram a história da relojoaria. O lema dessa verdadeira revolução veio em uma carta em 1819, escrita por Constantin: “Fazer sempre o melhor possível, é sempre possível” (tradução livre)
Outro princípio da marca é “sempre em movimento”, o que os engenheiros e relojoeiros da Vacheron levam à risca nas suas produções, sobretudo em cuidados com peças vintage. Todos os relógios vintage passam pelo Departamento de Patrimônio, onde recebem tratamento especial de restauração seguindo regras de arte e são autenticadas.
Ao longo da sua extensa vida, a marca realizou grandes feitos que ainda ecoam entre as grandes marcas, como o movimento mecânico mais plano do mundo, com 1,64 milímetros de espessura, os primeiros relógios equipados com um mecanismo de hora internacional, e peças icônicas como o Vacheron Constantin Kallista, tido como um dos relógios mais deslumbrantes da história da relojoaria e que levou 8.700 horas de trabalho artesanal
Em 1994, a marca inaugurou o museu Vacheron Constantin, que imita em detalhes uma oficina do século XVIII. Hoje, ela transmite com rigor sua cultura e cuidado com a boa arte.
Para conferir modelos históricos da Vacheron Constantin presentes em nosso acervo, fale com nosso time de consultores.